Fecal Incontinence + Bowel Control | Medtronic PT

Cirurgia

 

Algumas pessoas podem necessitar de cirurgia para tratar a sua incontinência fecal e corrigir a causa do problema que pode ser, por exemplo, uma lesão do esfíncter anal provocada por parto ou prolapso.

As cirurgias para resolução dos problemas nos músculos do cólon e do pavimento pélvico incluem:

Esfincteroplastia – Procedimento cirúrgico comum que visa reparar lesões ou o enfraquecimento dos músculos do esfíncter anal – dois anéis musculares, um dentro do outro, que controlam os movimentos intestinais. Depois de identificado o defeito do músculo, este é aberto e as suas extremidades são novamente unidas e sobrepostas a fim de restaurar o anel muscular fortalecendo o músculo.

Graciloplastia Estimulada ou Graciloplastia Dinâmica – Este procedimento cirúrgico visa fortalecer o canal anal. É usado um músculo da perna que é envolvido em torno do ânus para formar um novo esfíncter. Os elétrodos são implantados no músculo e ligados a um dispositivo tipo pacemaker que emite estímulos elétricos para fazer funcionar o músculo implantado.

Esfíncter Anal Artificial – Trata-se de um dispositivo implantado que cria uma coifa em torno do ânus que está preenchida com líquido. Através de um pequeno sistema de bombeamento, a pessoas pode encher ou esvaziar a coifa, permitindo a passagem das fezes.

Agentes de volume («Bulking Agents») – Trata-se de um procedimento em que se procede à injeção de materiais nos tecidos que rodeiam o canal anal, aumentando o volume à sua volta, de forma a que aquele se mantenha mais fechado.

Radiofrequência Transanal – Este procedimento envolve o uso da radiofrequência para criar lesões térmicas no músculo. Durante o processo de recuperação, estas lesões formam tecido de cicatrização e provocam a contração do músculo.

Enema Anterógrado Continente (ACE) – Este processo envolve ligar o intestino grosso à parede abdominal através do apêndice, onde pode ser efetuado um enema ou uma lavagem com vista a limpar o intestino.

Colostomia – A colostomia pode corrigir a incontinência fecal. Esta cirurgia envolve o desvio das fezes para uma abertura no abdómen onde é colocado um saco para recolha dos resíduos. Este procedimento pode ser temporário ou permanente.

gfx-doctor

O enema anterógrado continente ou procedimento ACE é usado para limpar o cólon

Adaptado e revisto pela Sociedade Portuguesa de Coloproctologia.

Este sítio da Internet e respetivos conteúdos são disponibilizados pela Medtronic Portugal exclusivamente para fins de informação geral.