Fecal Incontinence + Bowel Control | Medtronic PT

Exames

O seu médico poderá precisar de fazer alguns exames para perceber qual a extensão do seu problema. Eis alguns dos exames possíveis:

Manometria anal – É um exame comum realizado para avaliar qual a força e capacidade de contração do músculo do esfíncter anal. É inserido um tubo flexível no ânus com um pequeno dispositivo em forma de balão na ponta, que é depois insuflado. Este exame também avalia a sensibilidade e o funcionamento do reto.

Ecografia anal e retal – É inserida uma pequena sonda no ânus e no reto. Esta sonda é ligada a um computador e emite ondas sonoras que permitem criar uma imagem fidedigna das paredes do reto e do ânus. Desta forma o médico consegue detetar lesões musculares.

Ressonância Magnética (MRI) – Esta técnica identifica áreas sensíveis do músculo do esfíncter, utilizando elementos magnéticos e ondas de rádio para visualizar a área e avaliar quaisquer lesões.

Eletromiografia anal – Este exame avalia as funções nervosas e consiste na inserção de pequenos elétrodos nos músculos à volta do ânus. Os elétrodos emitem impulsos elétricos que estimulam os músculos, avaliam a reação dos nervos e identificam indícios de lesões nervosas.

Proctografia (ou Defecografia) – É um raio-x que avalia a capacidade retal. Determina a quantidade de fezes que o reto consegue conter e a facilidade com que as fezes conseguem passar. O médico também poderá revestir o cólon com sais de bário para facilitar o raio-x. Chama-se a isto enema de bário.

Colonoscopia – Consiste na inserção de um tubo longo e flexível com uma câmara, o colonoscópio, desde o ânus até ao cólon. Este exame permite ao médico analisar as paredes do cólon para detetar inflamação, tumores, nódulos e inchaços e removê-los.

Sigmoidoscopia – Este exame é similar à colonoscopia mas é utilizado um dispositivo mais pequeno, o proctossigmoidoscópio, para examinar o segmento inferior do cólon.

Colonoscopia virtual – É utilizado um aparelho de raio-x computorizado, um scanner CT, para ver o cólon através da pele e dos tecidos. É obtida uma imagem que permite ao médico detetar nódulos ou tumores.

gfx-nurse

Adaptado e revisto pela Sociedade Portuguesa de Coloproctologia.

Este sítio da Internet e respetivos conteúdos são disponibilizados pela Medtronic Portugal exclusivamente para fins de informação geral.