Fecal Incontinence + Bowel Control | Medtronic PT

O que devo dizer ao médico?

 

O seu médico fará uma avaliação clínica completa levando em consideração o seu estado de saúde geral, exercício físico, dieta e a sua história clínica e familiar. A incontinência apresenta alguns sintomas que podem provocar desconforto. Diga ao seu médico se sofre de:

Diarreia

A diarreia pode ser um sintoma e uma causa da incontinência. Quando falar com o seu médico é importante dizer-lhe há quanto tempo sofre de diarreia e se ela acontece sem aviso e sem dar tempo para ir à casa de banho.

Obstipação

Ironicamente, a obstipação é uma causa comum da incontinência. O bloqueio do reto significa que apenas fezes líquidas conseguem passar. Ao descrever este tipo de perdas líquidas ao seu médico, é fácil a confusão com diarreia. É importante descrever ao médico os seus hábitos intestinais e quaisquer alterações que tenham ocorrido.

Dor e sangramento

Quem tem problemas intestinais pode ter dores abdominais ou retais. A dor pode ser causada pelo esforço efetuado para fazer sair as fezes ou pode ser o resultado da contração dos músculos para impedir as fezes de saírem. Diga ao seu médico se tem dores ou sangramento.

Perdas de urina

Algumas pessoas sofrem de problemas de controlo dos intestinos e da bexiga. É importante falar dos seu hábitos urinários com o seu médico, ainda que o problema central seja o controlo dos intestinos.

 

Deve também falar com o seu médico acerca de outras questões tais como:

Como é que se sente?

Descreva ao seu médico o impacto que a doença tem na sua qualidade de vida. Estar fechado em si mesmo, andar deprimido, faltar ao trabalho ou não ter vida social são informações importantes para o seu médico porque indicam o grau de gravidade da doença.

Estado de saúde geral

Conte ao seu médico como se tem sentido ultimamente e diga-lhe que cirurgias fez e que acidentes e outras doenças teve.

Parto

Se já deu à luz, o parto pode ter afetado a sua continência – descreva ao médico o seu trabalho de parto.

Medicação e suplementos

Não se esqueça de dizer ao médico se toma medicamentos com prescrição médica, suplementos naturais, vitaminas ou minerais que possam afetar o controlo dos intestinos.

gfx-nurse

Os enfermeiros podem fazer avaliações e ajudar com alguns tratamentos

Adaptado e revisto pela Sociedade Portuguesa de Coloproctologia.

Este sítio da Internet e respetivos conteúdos são disponibilizados pela Medtronic Portugal exclusivamente para fins de informação geral.