Fecal Incontinence + Bowel Control | Medtronic PT

Obstipação

 

A obstipação é um problema comum do sistema digestivo em que os movimentos do intestino são menos frequentes, tornando as evacuações difíceis ou dolorosas.

Poderá ir à casa de banho menos vezes do que é normal ou as suas fezes podem ser muito duras, o que significa que necessita de fazer um esforço para evacuar. As pessoas com obstipação podem registar movimentos intestinais reduzidos e sentir que têm vontade mesmo quando acabaram de evacuar. A obstipação pode conduzir a uma sensação de letargia ou de inchaço ou enfartamento.

Quem sofre de obstipação?

Todas as pessoas sentem obstipação de vez em quando. No entanto, se a obstipação persistir, isso pode ser sinal de um problema mais grave que, se não for tratado, pode causar danos.

Os aspetos a ter em atenção incluem:

  • Alteração ou diminuição dos hábitos de evacuação em relação ao habitual.
  • Evacuação com esforço
  • Fezes duras ou em pequenas bolas
  • Sensação de que não conseguiu esvaziar totalmente o intestino
  • Inchaço, cólicas e náuseas  

 

Qual a causa?

A obstipação pode ocorrer por as fezes passarem através do intestino grosso demasiado devagar e aí ficarem demasiado tempo, tornando-se duras e secas. Isto pode resultar num bloqueio que apenas uma descarga líquida pode conseguir resolver. Esta descarga pode ser difícil de controlar e resultar em fuga ou perda.

A obstipação pode ter várias causas, como:

  • Stress
  • Exercício físico insuficiente
  • Problemas alimentares – alteração da dieta habitual, alimentação pobre em fibras, ingestão insuficiente de líquidos, toma de suplementos de cálcio ou ferro
  • Ignorar a vontade de ir à casa de banho
  • Condições clínicas como gravidez, síndrome do intestino irritável, diabetes, hiperglicemia, hipotiroidismo e perturbações musculares do intestino, reto ou ânus
  • Fármacos, como diuréticos, anti-depressivos, alguns anti-ácidos ou analgésicos com codeína

 

Por que devo procurar ajuda?

Quando estão obstipadas, as pessoas têm de fazer um esforço para esvaziar o intestino. Esta pressão pode lesionar os músculos e o canal ano-retal. Podem igualmente desenvolver-se pequenas lesões ou feridas na superfície do cólon. Ambas as consequências desse esforço podem causar problemas de controlo do intestino.

A obstipação afeta todas as pessoas de vez em quando, mas se for persistente pode ser sinal de um problema subjacente. Se os movimentos do seu intestino se tornaram menos frequentes ou difíceis, deve consultar o seu médico pois se isso não for corrigido pode originar danos intestinais.

gfx-mature-shopper

Em 1998, a OMS afirmou que a incontinência é uma condição que pode ser prevenida e tratada; e que “não é certamente uma consequência inevitável do processo de envelhecimento”

Adaptado e revisto pela Sociedade Portuguesa de Coloproctologia.

Este sítio da Internet e respetivos conteúdos são disponibilizados pela Medtronic Portugal exclusivamente para fins de informação geral.